Home

20120122-233939.jpg

Pensar em religiões, deus, demônio, crenças, me enlouquece! Me dói. Me surta. Não sei no que crer. Já vivi e vi algumas coisas, sei do que vi e vivi, senti, sei de realidades. Mas a vida me levou por caminhos em que passei a crer em pedaços de coisas que as vezes se parecem cacos opostos, pontiagudos que se chocam causando um enorme rasgo negro em minha cabeça que prefiro não pensar! Não quero ser opinião alguma. Só creio que deus existe e ponto final. Pensar meia linha além disso me enlouquece. Já disse, me enlouquece. As vezes começo a pensar e surto. Como se aniquila o pensar? Consigo manter os meus pedaços de “verdades” enterrados e imóveis por um tempo e nesses intervalos me sinto livre. Simplesmente respiro e estou vivendo. Mas logo eles acordam e emergem como múmias me esfaqueando o cérebro. E por momentos acho que não vou voltar de toda essa loucura de “só Jesus”, “demônios”, “céu/inferno”, “salvação”, “pecados”, “mas e as pessoas boas que crêem diferente?”, “e as outras culturas?”, “e a Bíblia?”, “mas e as interpretações?”, “mas e o que você já viveu e sabe que é real do mundo espiritual?”, “graça? Que graça é essa mais injusta e desamával?”, “mas isso e aquilo?” “e aquilo e isso?”, “mas e toda mediocridade humana e ao mesmo tempo beleza e complexidade para que não exista uma razão em tudo?”, “mas qual razão é a razão?”, “as razões são relativas e experienciais?”, “mas e o que eu cresci aprendendo?”, “mas, mas, mas!!!!!!!” NÃO AGUENTO MAIS PENSAR! Por favor, só quero viver! Dormir, acordar, comer, trabalhar, amar, errar, sofrer, levantar, planejar o futuro, essas coisas!

Mas no fundo não consigo me libertar de tantas dúvidas que não consigo solucionar. Pensar nisso me adoece, enfraquece, me dilacera e estraçalha. Pensar me estraçalha as vezes! Porque isso sempre me leva a pensar na humanidade, e a humanidade me leva a pensar no espírito, na alma, em deus e em tudo que disse. E a humanidade ao mesmo tempo é um lamaçal. Mas também é viço. É repugnante mas excepcional. Quem sabe meus pedaços que parecem tão opostos, na verdade podem coexistir e são no fundo a mesma coisa como assim é essa dúbia humanidade? Quem sabe. Não quero saber. Me pira tentar saber. No momento só quero me afogar debaixo do chuveiro por horas sem pensar em nada. Só sentir água no corpo e fim. E fim…se fosse assim…

Desculpem-me toda minha loucura. Desculpem-me os próximos a mim que convivem com essa oscilação e sofrimentos do meu pensar. Desculpem-me esse texto maldito que traz mais preocupações à humanidade de vocês. Desculpem-me minha existência conturbada. Apesar de que todos são estranhos e problemáticos, desculpem-me…

12 thoughts on “Demônios-pensamentos

  1. TRADUZIR-SE
    Ferreira Goulart

    Uma parte de mim é todo mundo
    Outra parte é ninguém, fundo sem fundo

    Uma parte de mim é multidão
    Outra parte estranheza e solidão

    Uma parte de mim pesa, pondera
    Outra parte delira

    Uma parte de mim
    Almoça e janta
    Outra parte se espanta

    Uma parte de mim é permanente
    Outra parte se sabe de repente

    Uma parte de mim é só vertigem
    Outra parte linguagem

    Traduzir uma parte na outra parte
    Que é uma questão de vida e morte

    Será arte?

  2. Otinha,
    Primeiro quero dizer que tenho orgulho de vc. Suas reflexões (muitas escritas aqui, outras ditas em conversas nossas) demonstram que vc está evoluindo, questionando, amadurecendo. Ver a Otinha que pedia desculpas pela borracha caída no chão hoje tendo relexões tão profundas, me ajuda a ter mais certeza de que vida é evolução. E sabe de uma coisa? Minhas certezas tb são muito poucas, basicamente se resumem a: “Deus existe”, “viver é evoluir” e “tentar se uma pessoa melhor todos os dias é um bom caminho”. Tb estou em constante busca, a humanidade e a idéia de divindade tb me pertubam e encantam. Bom, e em meio a tantas dúvidas, é um alívio saber que tenho alguns companheiros feitos da mesma matéria que eu, que olham a vida com o olhar crítico e inquieto de quem não se conforma com certezas rasas e afirmações estanques. Vc é uma ótima companheira de vida, Otinha, por isso não precisa de desculpar por sua “humanidade”. Permaneça tentando se melhorar e melhorar a vida ao seu redor, e vc sempre terá a minha companhia e sempre será motivo de orgulho.

    • Otinha, vc é uma amiga que me acompanhou e faz toda diferença na minha existência. Vc é uma pessoa muito especial, sensata, amor, amiga. É uma “benção” ter vc ao meu lado. Eu peço desculpas assim pq é ruim ter uma pessoa inconstante e com crises de tristeza ao lado..acabo fazendo as pessoas sofrerem. As vezes só queria ser normal sabe, pensar e sentir menos…mas me conforta saber que tb sou alegre e doce, e não lágrimas por completo. Mas sou assim…fazer o que..:/

      Te amo!

  3. “E a humanidade ao mesmo tempo é um lamaçal. Mas também é viço. É repugnante mas excepcional.”

    Tenho para mim que aqui é o céu e também o inferno. Diante disso, somos responsáveis por tornar nossas vidas céu ou inferno. Cada decisão leva, ainda em terra e com vida, para um desses dois lugares.

    É que não somos como os outros animais que já nascem, fechados, jás nascem o que são, o que vão ser. Nós somos abertos. Vários caminhos. Alguns nos efetivam como seres humanos, outros não. Responsabilidade… escolhas… Isto serve para o invíduo e também para a coletividade. Por isso vivemos ora no céu, ora no inferno, ora cercados por anjos, ora por demônios.

    Por isso não me preocupo muito com as questões da fé e da religiosidade. O mundo está dado: o que vamos fazer com ele? Existimos, mas qual a nossa essência? Construção… travesia…

    Mas saindo de toda essa minha filosofia existêncialista, confesso que às vezes me pego pensando na questão do castigo e das recompensas que a religião propaga pelos nossos atos na terra. É que o conceito de onisciência leva a crer que deus já sabe o que faremos em nossas vidas. Contudo, ele ainda nos dá livre arbítrio. Bem, se ele sabe o que farei com me livre arbítrio, por que tenho que passar pelo paraíso e pelo inferno que a terra é? Porque os bons já não tem suas recompensas e os maus seu castigo?

    Lembro ainda de Grande Sertão: veredas. “O diabo na rua no meio do redemunho”. Esta frase é teológicamente muito interessante, porque se deus é onipresente, ele está em tudo, inclusive no caos (redemunho), com coisas boas e ruins. Já o diabo acaba se opondo ao caos e dando certeza às coisas, ainda que uma certeza de maldade. Perceba (não sei se você já leu o livro), que os personagens que supostamente eram pactários tiam um aspecto de certeza, qual seja, eram sempre maus. Enquanto os outros alternavam momentos de maldade e bondade. Dualidades, caos… Estão em tudo… Onipresença.

    Por isso te digo: seus dilemas são um caos, por isso divinos.🙂

    Acho que escrevi demais. Espero não te entediar.

    Espero também (embora ache que o tenha feito) não te confundir ainda mais a cabeça. hehehhe

    • Me entediou não rs. Também penso nesse aspecto de céu e inferno aqui. Mas acredito em um deus além disso tudo, que criou tudo. Porque tudo é perfeito demais para ter se auto-construído. Mas a idéia de deus que não me é exata. Acho q na verdade as pessoas têm a necessidade de se apegar a algo para se sentirem confortáveis, e defendem com unhas e dentes esse algo, isso acontece com tudo, time de futebol, política, opiniões, moral, e também a religião. Mas religião pra mim é muito delicado…é deus que está em jogo. O que é real e o que estamos omitindo na nossa infinita pequeneza? E o que é criação de nossas pequenas cabeças?

      Minha decisão confortável no momento é me apegar à idéia que deus existe e ponto. Não consigo ir além disso, pq há opiniões doloridas dentro de mim a respeito desse assunto…

      Agora eu que falei demais! Rs🙂 abraço

  4. Oi Carol, tudo bem? cheguei ao seu blog através de um amigo.

    Você escreve muito bem, alguns textos me chamaram muito a atenção, você é super sensível as coisas espirituais pelo que li, e senti que deveria escrever algo que talvez possa te ajudar a encontrar as respostas que procura.

    Você fez algumas indagações e eu gostaria de falar um pouquinho a respeito delas deixando a primeira por último.

    Demônios, você disse que viu e viveu muitas coisas e que sabe de realidades, por isso eu acredito que no fundo no fundo..você sabe que o inferno não é meramente a situação caótica em que vivemos nos dias de hoje, você sabe o que viu, sabe que eram coisas essencialmente malignas, não humanas e aterrorizantes.

    Gostaria que você pensasse um sobre isto…se temos a clara percepção de que algo é real, então as situações e acontecimentos que criaram aquela realidade devem ser igualmente verdadeiras, concorda?

    E esses acontecimentos e situações você encontra na Bíblia. Porque todas as suas indagações vem de revelações dela.

    Portanto gostaria de convidá-la para estudar e conhecer mais sobre o Deus da Bíblia Sagrada, porque crer nele é maravilhoso sim, mas conhecê-lo na intimidade e estabelecer uma aliança é indescritível!

    O endereço é pertinho de onde você trabalha:

    Sóstenes & Daniela
    Rua Maranhão, 1479 / Apto 2201
    Bairro Funcionários – Belo Horizonte/ MG.
    Terça Feira 20:00 horas

    Você será muito bem vinda!

    Estarei orando por você, para o próprio Deus esclareça todos as suas dúvidas e te mostre o quanto ele te ama, e o quanto você é importante para ele.

    Paz no seu coração.
    Abs.

    • Olá Roger, obrigada mas eu conheço a Bíblia, já a li duas vezes inteira. Já conheço e segui a crença cristã.

      Minhas crenças hoje a respeito da minha espiritualidade são outras, que construí ao longo do tempo com tudo que vivi.

      De qualquer forma obrigada e boa caminhada na sua vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s