Home

Vou então contar a grande ideia que tive outro dia. Aquela que me deixou sorrindo horas e rindo por dentro até agora e ainda durante anos. Os quantos eu conseguir viver. Terei outras grandes ideias eu sei, porque as busco. Mas agora é o momento de comemorar esta.

Então. Comecei um livro. Sobre minha vida. Vou escrever durante todos os anos e publicar quando estiver velha. Já vi autobiografias claro. Não escritas assim em tempo real, mas na base da memória dos fatos, o que é de certa forma uma verdade corruptível pela mente. Imagine ler um livro de uma pessoa comum (considerando que ninguém é comum), perceber a evolução de maturidade e inclusive de linguagem?! Acompanhar seus pensamentos mais profundos e segredos… E o compromisso de escrever a vida toda não como um desabafo ou processo pessoal, mas objetivamente como um livro, nunca vi antes. Se alguém souber me indique, anseio por ler.

Vou expor alguns pedaços vez ou outra. Aqui vai o começo do livro:

“Quinta. 29 de março de 2012. Essa urgência da vida. Estou na estrada quando tive ideia de começar esse livro. Pensei “Porque não um livro escrito durante toda a vida e sobre ela? Não uma autobiografia planejada e manipulada por uma mente de lembranças escrita de uma só vez. Mas uma vida contada sob a perspectiva de maturidade e visão pessoais em tempo real.” Quando terminar estarei velha. Hoje tenho 25. Hoje, 29 de março. Em pleno ano que o mundo ia se acabar. Ia ou vai. Se não acabar, teremos um livro. Essa ideia me ouriça. Me mexe nos nervos e no sorriso. É uma ideia incrível, ver uma vida de um ser humano comum vista sob os pensamentos secretos dele mesmo. Nada de correções ou fatos ocultos pra me plastificar numa história perfeita. Eu serei eu até o fim dos meus dias. E sei que só vocês leitores irão me ver tão no cerne depois do livro publicado. Porque nenhuma vida resiste à transparência total. Logo, todos saberão tudo que passei só no meu fim. Fico aqui tentando colocar alguma ordem em como tudo vai funcionar. Mas a vida não tem ordem. Ela acontece. Portanto o livro vai acontecer. Não haverá retornos para mudança. Nenhuma palavra será alterada. Por acaso a vida pode ser? Não. A vida acontece sem discriminação de fatos. Bons ou ruins, politicamente corretos ou vadios. Nem arrependimentos podem ser borracha. Escreverei tudo que tiver vontade. Poderei ficar dias ou anos sem escrever? Talvez. Mas me comprometo a ser tudo o mais real que eu conseguir traduzir nas letras e parágrafos. Real na realidade do meu pensar e sentir. Espero viver muito. Mas não tanto porque tenho medo da velhice avançada demais.”

12 thoughts on “O livro

  1. Interessante!

    Nunca vi nada igual.

    Grande escopo! heheheheh

    Eu gosto muito de História. Por isso lembrei de um livro, que de forma alguma foi escrito como o seu será, mas que não fala da história da sociedade como um todos, dos Estaados e nações, mas sim da vida privada das pessoas na idade antiga. Depois que o li, me interessei bastante pelo tema. Sabe, é bom saber, além da história oficial, como os as pessoas viviam em suas famílias, como eram seus hábitos… Se chama “A cidade antiga”, de Fustel de Coulanges.

    Creio que no futuro seu livro terá a mesma riqueza, ou seja, trará informações inestimáveis da vida privada em nossa época.

    Agora, se eu morrer antes da publicação do livro, eu volto pra puxar a sua perna de tão curioso. Tema um fantasma curioso! hehehehehheh

    bjs!

    • Hahahaha. Todos estão preocupados em morrer antes… São as possibilidades. Nosso descontrole com a vida. Mas vez ou outra vou colocar trechos aqui.

      Vou procurar saber desse livro que vc falou.🙂

  2. Carol é uma ideia fantástica!!!! Meu único porém é o fato de que, devido aos muitos anos que nasci antes de você, é grande a probabilidade de que eu não venha a ler o seu livro… Quem sabe… Adorei!

    • Jomar falou o mesmo. Me fez jurar se ele estiver mal no leito para que eu deixe ele ler! Rs Posso abrir exceções assim talvez…te deixar ler tb qndo vc estiver velhinha rsrs. Muita viagem isso tudo ne? To muito feliz pela ideia.

      Beijos!!

  3. A ideia é fantástica mesmo, Carol. Gostei bastante!
    Rola até uma inspiração pra começar a escrever também, sei lá, um conto! Hahahahaha!

    Beijos, morena! =*

  4. Penso nesse seu livro, logo, grito: 365 por ano não!
    Vou querer estar registrado diariamente nele, vou passar aí todo dia e falar alguma frase de efeito que cause alguma reação em você hahahaha.

    • hahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahahhahahahhahahahahahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Você vai estar nele demais! Tenha certeza disso. E espero que não só agora nessa fase de vida. Quero que vc leve seus sobrinhos (meus filhos) pra passear. Quero ir no seu casamento em Betim (hahahaha), quero que nossa amizade dure mesmo quando eu casar, a vida virar do avesso e eu me encaretar (o que acho improvável…). Esse é um grande desafio de vida: Permanecer. Permanecer no outro. Sei que vc vai permanecer em mim minha vida toda, pelo papel importante e profundo que vc tem nela. Mas desejo de coração que você permaneça fisicamente também. O que cada dia fica mais difícil…os caminhos hora ou outra se afastam um pouco. Mas o futuro ao futuro pertence. Sempre fui do lema de viver o que temos agora. E acho que temos feito isso bem não é amor? Nossa, é tanta coisa pra escrever…acho que foi a melhor ideia que já tive na vida até então…rs
      ❤ Gansinho amado

  5. Ah Carol!! Agora vou ter que ficar curiosa por quantos anos ein rsrsrs??? Adorei a ideia, vc com seu talento nato em tudo que faz, com certeza vai ser incrível!! Vai em frente e de vez em quando solta uma palhinha aqui pra gente!! Bjoss

Deixe uma Resposta

